skip to Main Content
GACC | Grupo de Apoio à Criança com Câncer | Sul Bahia
Nossa História

Fundado em 06 de outubro de 1996, o GACC Sul Bahia, é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Nacional de Assistência Social. Participa da União Norte/Nordeste de Entidades de Apoio à Criança com Câncer e é filiada ao CONIACC.

Teve como principais fundadores: Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca, Dr. Urandi Riella, Alda Fabiane, Pais e Pacientes. Os primeiros voluntários foram Célia Fonseca, Eugênia Assis, Lene, Regina Machado e Rosália.

No ano de sua fundação, os trabalhos aconteciam em um espaço cedido pela Clínica Oncosul. Em 1999, o GACC foi agraciado pela Prefeitura de Itabuna com uma casa na Praça Tiradentes, onde hoje é a sede administrativa.

A primeira reforma foi feita pelos funcionários da Nestlé que, juntos, arcaram com a maior parte das despesas, permitindo que o GACC pudesse alojar com conforto as crianças.

Com o passar dos anos e da implementação de projetos como: Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-juvenil, a casa de apoio foi ficando pequena e, em 2009 foi adquirida a casa atual, localizada no São Judas. Com grande área verde e espaço físico para acomodar com conforto as famílias atendidas. Na sede do são Judas temos:

O Canto do Aprender – escola e espaço para atividades lúdicas;
O Canto do Aconchego – dormitórios;
O Canto de Convivência – espaço onde as famílias fazem suas refeições, atividades e assistem TV.

O GACC Sul Bahia é especialmente direcionado ao atendimento de famílias de baixa renda, com a finalidade de garantir o direito ao tratamento do câncer com melhor qualidade de vida, atendendo crianças e adolescentes residentes do interior do estado da Bahia, abrangendo as áreas da região sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano.

Nossa Missão é amparar crianças e adolescentes acometidos por doenças onco-hematólogicas, mediante ações nas áreas de assistência social e de saúde, em caráter permanente e gratuito.

gacc-historia-03
gacc-historia-01
casa-de-apoio-gacc
Back To Top