GACC

Programa Diagnóstico Precoce

O Programa Diagnóstico Precoce do IRM, que começou a ser concebido em 2005, teve como inspiração as experiências exitosas de Itabuna (BA) e Recife (PE) em ações de detecção precoce de câncer na criança e no adolescente.

O GACC Sul Bahia contribuiu de forma análoga, atuando com as equipes de Saúde da Família. Um núcleo de estudantes de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) teve papel importante na execução desse projeto ampliando seus benefícios à qualificação de novos profissionais.

O IRM entende que, por meio desse Programa, é possível empreender ações estruturadas e comuns, todo o território nacional, construindo uma grande rede que permitirá acompanhar os resultados médios e de longo prazo. A consolidação da estratégia do Programa também colabora para ampliar e fortalecer iniciativas similares em um grande movimento que contagia, esclarece e desmistifica o tema. Trata-se de um modelo de gestão absolutamente colaborativo, no qual Estado, iniciativa privada e sociedade civil organizada são aliados em prol de um mesmo objetivo: assegurar maior possibilidade de cura a crianças e adolescentes com câncer.