GACC

Câncer Infantojuvenil

O câncer infantojuvenil é uma condição que abrange diversos tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes até os 19 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, no Brasil, cerca de 8.460 novos casos de câncer são diagnosticados em crianças e adolescentes anualmente, o que representa aproximadamente 3% de todos os casos de câncer registrados no país.

É fundamental compreender que o câncer na faixa etária infantojuvenil pode se apresentar de maneira distinta em relação aos adultos, exigindo uma abordagem específica de diagnóstico e tratamento. Apesar de serem considerados relativamente raros em comparação com o câncer em adultos, os casos de câncer infantojuvenil demandam uma atenção especial devido ao seu potencial impacto físico, emocional e social tanto nas crianças e adolescentes acometidos quanto em suas famílias.

Além disso, os avanços médicos têm contribuído para uma maior taxa de sobrevida nesse grupo de pacientes. De acordo com o INCA, a taxa de sobrevida em cinco anos para o câncer infantojuvenil no Brasil é de aproximadamente 64%, o que ressalta a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados e de qualidade.

O câncer infantojuvenil é uma doença grave, mas com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, a chance de cura é alta. É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais e sintomas da doença e procurem atendimento médico imediato se houver suspeita de câncer.