GACC

Fevereiro Laranja: Gacc Sul Bahia intensifica conscientização sobre a leucemia

Iniciativas nas escolas em Itabuna visam alertar sobre o diagnóstico precoce e salvar vidas

 

“Essa ação é muito importante, eu queria ter ficado sabendo de tudo isso antes, talvez eu pudesse ter ajudado mais, feito mais alguma coisa por ele”. Essas foram as palavras de uma professora que perdeu um aluno para o câncer.

O desabafo aconteceu na escola onde o GACC Sul Bahia iniciou sua campanha de conscientização sobre leucemia, neste mês de fevereiro laranja, dedicado à sensibilização sobre o tipo de câncer que mais vitima crianças e adolescentes no Brasil.

As equipes de assistência à saúde e de assistência social do GACC, cientes da importância do diagnóstico precoce e da disseminação de informações sobre sinais e sintomas da leucemia, tem intensificado suas ações, principalmente nas escolas. Durante esse mês, equipes pedagógicas começaram a ser capacitadas para reconhecer sinais precoces da doença, já que são as pessoas que mais interagem com as crianças e podem ser um elo crucial para identificar possíveis casos.

Nesse contexto, o enfermeiro Jafé Rodrigues destaca que “é fundamental que toda a comunidade escolar esteja ciente dos sinais e sintomas da leucemia. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e prognóstico dessas crianças”.

Além disso, há projeção de estender as ações nas universidades, para que a conscientização ocorra entre os futuros profissionais da área de saúde, garantindo que a próxima geração de médicos, enfermeiros e profissionais afins esteja preparada para lidar com casos de câncer de maneira eficaz e acolhedora.

A assistente social Cláudia Vargens enfatiza que o “nosso papel é fornecer suporte emocional e prático às famílias que passam por essa situação. Queremos que saibam que não estão sozinhas e que estamos aqui para ajudar em todos os aspectos possíveis”.

O impacto dessas iniciativas vai além do mês de fevereiro. A equipe do GACC está empenhada em garantir que a conscientização nas escolas se estenda ao longo do ano, mantendo viva a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e do apoio às famílias afetadas pela doença.

Parte superior do formulário

 

 

Itabuna, 16 de fevereiro de 2024

Por: Thainan Nicácio