GACC

Gacc Sul Bahia mantém assistência à crianças e adolescentes com câncer

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia, com sede em Itabuna, mesmo diante da crise de pandemia pelo COVID-19, segue com todo o suporte para as crianças e adolescentes em tratamento, bem como, os seus familiares. O Gacc Sul Bahia adotou medidas de Home Office para as equipes dos setores de administração, captação de recursos (telemarketing e Bazar), mensageiros e adotou o sistema de rodízio para atendimento na Casa de Apoio.

“Nossa prioridade sempre foi e sempre será salvar vidas. E, agora não é diferente. Precisamos zelar pela vidas de todos os nossos colaboradores, voluntários e especialmente às nossas crianças que são do grupo de risco, por isso, também seguimos todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde com o nosso público. No entanto, em hipótese alguma, poderemos interromper o tratamento das crianças, e por isso, a necessidade de manter a Instituição em funcionamento”, explica a presidente do Gacc, Drª Teresa Cristina Fonseca.

O Gacc Sul Bahia é uma instituição sem fins lucrativos e continua dependendo das doações e colaboração da comunidade, mas com o atual cenário de crise, as doações foram reduzidas e já comprometem a manutenção dos serviços ofertados para as crianças e apela para que a sociedade continue apoiando o Grupo com doação de alimentos, material de limpeza, álcool gel, máscaras e doações financeiras que podem ser feitas por transferência eletrônica e cartão de crédito.

Dificuldade com o transporte

O Gacc Sul Bahia também tem enfrentado dificuldade para o transporte intermunicipal das crianças em tratamento, aja vista, que a Instituição abrange o sul, extremo sul e sudoeste do Estado e também encaminha para exames em grandes centros do país. “Temos que dar seguimento ao tratamento, pois uma interrupção poderia ser fatal para os pacientes. E, essa (falta do transporte) tem sido mais uma dificuldade enfrentada por elas, já que alguns estão em intervalo de tratamento e tem o período definido para voltarem às consultas, e outras que precisam ser encaminhadas para exames e/ou transplantes em outros centros”, contou a assistente social, Cláudia Vargens.

O Gacc ainda apela para que todos os municípios que têm crianças em tratamento contra o câncer mantenham o transporte das mesmas, pois estas não podem ficar sem a quimioterapia. “Como não está havendo transporte intermunicipal, é fundamental que as prefeituras sejam parceiras nesse momento e oferte o transporte para essas crianças, se não, elas não conseguiram dar seguimento do tratamento. Por isso, pedimos o apoio e a atenção dos prefeitos também para este grupo”, solicita Drª Teresa Cristina.

A Instituição tem redobrado esforços para que nenhuma criança fique sem atendimento e está fazendo o transporte destas, em casos urgentes. “Um dos nossos motoristas irá levar uma criança e o acompanhante até a cidade de Salvador, e de lá, eles seguirão até São Paulo para que ela possa realizar um transplante. Entendemos a necessidade da interrupção do transporte, mas essa família não pode esperar, pois pode comprometer ainda mais a saúde da criança, e diante disso, o Gacc está arcando com esse traslado, pois foi a solução viável que encontramos”, informou Cláudia.

Para quem deseja contribuir com o Gacc Sul Bahia as doações de suprimentos podem ser entregues na Casa de Apoio com agendamento pelo número (73) 3211-9986 e as doações em dinheiro poderão ser realizadas através de depósito bancário: Razão Social: Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia – CNPJ: 01.592.808/0001-78  Banco do Brasil Ag 3445-2 C/C 32000-5;  Caixa Econômica Federal Ag 0070 C/C 3873-0 Op 003; Bradesco Ag 3522 C/C 0014666-8; Sicredi Ag 2103 C/C 1134-7.

Doação de Sangue

Outra grande necessidade do Grupo é doação de sangue. Em virtude da pandemia do coronavírus, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna teve uma baixa em seu estoque de bolsas, e compromete também o atendimento das crianças e adolescentes do Gacc Sul Bahia que necessitam de plaquetas.

A Instituição informa que o processo de coleta sanguínea permanece sendo realizado com todo a segurança necessária, pelo Banco de Sangue e os atendimentos são feitos mediante agendamento, com apenas seis doadores por hora e reforçando os protocolos de proteção. Para doar basta entrar em contato através do números: (73) 3214-9126/98812-8922.